OUTRAS ATIVIDADES

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA COLETIVA NA REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL (2019)

Com abertura dia 22 de julho 2019, a Exposição fotográfica Em contato, com curadoria da Tela Indígena, participou da XIII Reunião de Antropologia do Mercosul. A exposição contou com fotografias de diversos artistas e pesquisadores, como as Fotos do projeto Ore Reko Reguá, Para Reté, Carmem Guardiola, Sophia Pinheiro, Patrícia Ferreira, Geórgia Macedo, Orlando Calheiros, Ana Letícia Meira Schweig e Naná Kaingang.
 

ALDEIA SESC CAPILÉ (2019)

A Tela participou da 14° edição do Aldeia Sesc Capilé, em São Leopoldo (RS), entre os dias 1 e 5 de maio de 2019. Foi exibido o filme Ka'aguy Rupa, com direção da Comunicação Kuery. Após a exibição do documentário, ocorreu um bate-papo com um dos diretores, o cineasta Gerson Gomes.

ABRIL INDÍGENA (2019)

A Tela participou do Abril Indígena 2019: conhecimentos e territórios tradicionais do Memorial do Rio Grande do Sul, entre os meses de abril e junho. O Memorial do Rio Grande do Sul contou com diversas exposições fotográficas, arqueológicas, bem como exibição de filmes e debates com lideranças indígenas. Com promoção do Museu Antropológico do RS,  Museu Arqueológico do RS, Arquivo Histórico do RS e Memorial do RS. O evento integrou a 17 ª Semana Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro dos Museus (IBRAM) e a programação local da Noite dos Museus, em Porto Alegre.

 

Com curadoria da equipe da Tela Indígena, a Exposição fotográfica Em contato, ficou exposta durante o evento. A exposição contou com fotografias de diversos artistas e pesquisadores, como as f otos do projeto Ore Reko Reguá, Para Reté, Carmem Guardiola, Sophia Pinheiro, Patrícia Ferreira, Geórgia Macedo, Orlando Calheiros, Ana Letícia Meira Schweig e Naná Kaingang. Além das fotografias, houve instalação do filme Xapiri (Laymert Garcia dos Santos, Gisela Motta, Stella Senra, Bruce Albert, Leandro Lima).

A Tela Indígena promoveu a exibição dos filmes Mbya Mirim - Neneco e Palermo (Patrícia Ferreira, Ariel Ortega e Vídeo nas Aldeias) e Osiba Kangamuke - Vamos lá, criançada (Haja Kalapalo, Tawana Kalapalo, Thomaz Pedro, Veronica Monachini). Após a exibição dos filmes, houve debate com as lideranças Jaime Vherá da Silva Guyra (Mbyá Guarani - Tekoa Jataity) e Ordilei Fidelis (Kaingang - Aldeia Vãkaa/Lami).

VIRADA SUSTENTÁVEL (2019)

A Tela Indígena realizou uma sessão de cine debate na Virada Sustentável Porto Alegre. A exibição ocorreu na Sala Redenção, Cinema Universitário da UFRGS. Foi exibido o filme Ava Yvy Vera - A Terra do Povo do Raio, do cineasta Guarani Kaiowá Genito Gomes em conjunto com mais 7 diretores indígenas. Após o filme, contamos com um debate com lideranças indígenas Iracema Ga Té Nascimento Kaingang e Júlia Gimenes Mbyá Guarani. 

DIREITOS HUMANOS PARA QUEM? (2019)

A Tela Indígena realizou uma exibição de filmes com debate durante o evento Direitos Humanos para quem? 70 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a efetivação da justiça sem preconceitos de origem e de raça.

 

Exibimos o filme "Índio Cidadão?” (52min), dirigido por Rodrigo Arajeju. Após a exibição do filme contamos com um debate entre a Geórgia Macedo, integrante do Tela Indígena, mestranda em Antropologia Social pela UFRGS e vinculada ao Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT/UFRGS); Marcos Vesolosquzki, graduando em Direito na UFRGS, do povo Kaigang e Silvana Claudino, graduanda em Serviço Social na UFRGS, do povo Kaingang.

 TELA INDÍGENA NA TEKOÁ (2017)

A Sessão de Cinema na Tekoá foi realizada na aldeia guarani do Cantagalo, em Viamão - RS. Foi exibido o filme O Martírio, de Vincent Carelli.

Fotos: Ana Reckziegel