III Mostra de Cinema Tela Indígena

III MOSTRA DE CINEMA TELA INDÍGENA (2018)

A III Mostra de Cinema Tela Indígena, com apoio do Ministério da Cultura, aconteceu entre 13 a 18 de setembro de 2018 na Cinemateca Capitólio com uma programação com sessões vespertinas (15h); diálogos à tarde (17h30); e sessões noturnas (19h30), seguidas de rodas de conversa. No total foram exibidos 27 filmes, abrangendo quatro países (Brasil, Argentina, México e Canadá), 12 estados brasileiros e 17 etnias indígenas diferentes. Recebemos artistas, filósofos, lideranças e cineastas indígenas de todo o Brasil. Além de um público total de 1081 espectadores (média de 90 espectadores por sessão), em todos os dias da Mostra, realizamos o transporte de pessoas indígenas dos territórios da região metropolitana para participar das sessões e atividades, buscando gerar encontros interculturais não só entre o espectador e o filme, mas na própria sala de cinema.


As rodas de conversa no período da tarde abrangeram temas como xamanismo e filosofia indígena, arte contemporânea indígena, retomada de territórios tradicionais, bem como a presença de pessoas indígenas em pós-graduações no Brasil. Nessas atividades, a média de público foi de 50 pessoas.


A arte visual (cartazes, bolsas e camisetas) da III Mostra Tela Indígena foi realizada através de oficinas de trocas de saberes entre o artista visual Daniel Eizerik e o artista e professores indígena Daniel Kuaray junto às crianças da Terra Indígena do Cantagalo.


Durante a III Mostra promovemos uma atividade fechada entre algumas produtoras de cinema da cidade de Porto Alegre e os cineastas indígenas convidados, buscando abrir novas oportunidades para produções audiovisuais futuras.

Fotos: Renata Hilal

FICHA TÉCNICA (2018)

Idealização
Ana Letícia Meira Schweig
Carmem Guardiola
Eduardo S. Schaan
Geórgia Macedo
Marcus A. S. Wittmann

 

Curadoria 
Ana Letícia Meira Schweig
Carmem Guardiola
Eduardo S. Schaan
Geórgia Macedo
Marcus A. S. Wittmann
Vinícius Lopes

 

Produção Executiva
Mariana Fonte

Produtor
Eduardo D. Piotroski

 

​Equipe de Produção

Carmem Guardiola

Eduardo S. Schaan

Programação
​Marcus A. S. Wittmann
Geórgia Macedo

Comunicação
Ana Letícia Meira Schweig

 

Design Gráfico
Daniel Eizirik e Daniel Kuaray 

 

Projeção
Isabel Cardoso

 

Assessoria de Comunicação
Renatha Morés

 

Cobertura Fotográfica
Renata Hilal e Para Reté

 

Vinheta
Eduardo Santos Schaan

 

Site
Ana Letícia Meira Schweig