top of page
Tela Indígena texto2.png

GOJ ROR, GOJ TÉJ - AS ÁGUAS SÃO NOSSAS IRMÃS

Através da Natura Musical e Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul,  Goj tej e goj ror, as águas são nossas irmãs, é um álbum musical e visual que nasce do encontro de diferentes gerações para dialogar e cantar sobre e para as águas. 
 

A temática vem da atual crise hídrica brasileira e a importância de preservar e valorizar a água, além dos territórios e cultura Kaingang. A concepção, indicação e seleção das 19 faixas foi realizada pelos Kaingang em cada um dos territórios e os laboratórios artísticos e interdisciplinares reuniram kujá (pajés), músicos, artistas visuais e produtores culturais não indígenas, nos territórios Konhún Mag, em Canela, e Nürvenh, em Nonoai, entre outubro/22 e janeiro/23.

O repertório é composto por músicas inéditas criadas e gravadas para o próprio álbum, em que os indígenas se inspiraram durante o período de laboratório, e outras canções tradicionais, passadas de geração em geração, que remetem ao gufã (tempo antigo e mítico, geralmente a ver com a flora, rios, território, alimentos e animais presentes nas histórias). Entre os instrumentos utilizados estão o violão taquara, chocalho, flauta de bambu e apito. Em cada faixa é também muito presente os sons das águas de rios, lagos e cachoeiras, pelo motivo de os indígenas se sentirem mais inspirados a cantar sobre a água estando perto ou dentro dela. 

 

As estreias acontecem a partir de 26 de julho, em Porto Alegre, na Cinemateca Capitólio, às 19h, e têm entrada franca (detalhes abaixo em Estreias). O projeto teve duração de seis dias de laboratório em cada território indígena e envolveu mais de 25 integrantes em um total de 15 meses de trabalho. A produção musical e edição de áudio é de Thiago Ramil e a identidade visual é da professora e artista indígena Vera Kaninhka e Amanda Teixeira. A idealização e realização é da Tela Indígena, formada pelos antropólogos Ana Letícia Schweig, Eduardo Schaan, Geórgia Macedo e Marcus Wittmann, juntamente com a líder indígena e Kujá Iracema Gah Teh.
 

O álbum conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (Lic) e patrocínio do Natura Musical.

Ouça
Assista ao álbum visual
 

Estreias

Porto Alegre: 26 de julho (quarta-feira), às 19h, apresentação e conversa com pajés Entrada franca
Local: Cinemateca Capitólio (rua: Demétrio Ribeiro, 1085) 

 

Brasília: 29 de julho (sábado), das 14h30 às 16h30, apresentação e conversa com pajés
Entrada franca
Local: Memorial dos Povos Indígenas (Zona Cívico-Administrativa, em frente ao Memorial JK) 

 

Canela-RS: 5 de agosto (sábado), às 15h, com projeções, dança e canto
Entrada franca
Local: território Konhún Mag (rua: Otaviano do Amaral Pires, 5000/ Flona) 

 

Nonoai-RS: 20 de agosto (domingo), às 19h
Exclusivo para comunidade indígena local
Local: comunidade indígena Nürvenh 


 

bottom of page