Tela Indígena texto2.png

5ª MOSTRA TELA INDÍGENA

 

A Mostra de Cinema Tela Indígena está de volta a Porto Alegre. 

 

A Tela Indígena chega a sua quinta edição com muita vontade de dar continuidade aos nossos encontros. Desde 2016, a mostra reúne artistas, cineastas, realizadores, mestres, lideranças e pensadores para, a partir da linguagem audiovisual, discutir e vivenciar temas ligados às questões e lutas indígenas. 

 

Com a pandemia, o projeto teve que se reformular e se ausentar temporariamente das salas de cinema. Estamos retornando este ano com todos os cuidados possíveis. 

 

Através de longas, ficções, curtas, animações e documentários, cineastas vêm lutando com a câmera na mão diante de um contexto de aumento de políticas e violências contra os povos indígenas. Pensando nisso, convidamos artistas a inscreverem seus trabalhos audiovisuais para a V Mostra Tela Indígena, que acontecerá em formato presencial, em dezembro na cidade de Porto Alegre/RS.

 

As inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto de 2022.

 

Se você tiver qualquer tipo de problema com o formulário, não hesite em nos contatar. Podemos encontrar outra maneira de inscrever seu trabalho.

Formulário de Inscrição

Contato:

mostratelaindigena@gmail.com


 

1. DOS OBJETIVOS

  • Divulgar filmes produzidos por indígenas ou com temática indígena.

  • Promover o encontro e a troca de saberes de diferentes povos indígenas entre si e com não indígenas.

  • Debater o panorama histórico e sociopolítico dos povos indígenas nas Américas através da linguagem cinematográfica.

  • Divulgar a filosofia e o modo de viver indígenas por meio do diálogo com pensadores convidados.

2. DO PERÍODO

A V Mostra Tela Indígena acontecerá em dezembro de 2022, em Porto Alegre. A data ainda será divulgada.

 

3. DAS CONDIÇÕES

 

Os filmes inscritos deverão ser produzidos por cineastas indígenas ou abordar esta temática. Frisamos, entretanto, que a Tela Indígena dá preferência a realizadores indígenas para divulgarem suas obras neste espaço. A Mostra recebe tanto curtas, médias quanto longas-metragens, seja em animação ou live action. A Tela Indígena aceita filmes de todas as Américas. Os filmes não necessitam ser inéditos e podem estar disponíveis on-line. 

A resolução mínima aceita para as produções selecionadas para a V Mostra Tela Indígena deverá ser de 1080p.

4. DOS PRAZOS

 

As inscrições para a V Mostra Tela Indígena serão abertas no dia 22 de julho de 2022 e serão encerradas às 23h59min do dia 15 de agosto de 2022.

5. DA INSCRIÇÃO

 

A inscrição é gratuita, podendo ser realizada pelo site.

A inscrição ocorre por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição: https://forms.gle/tkyHQ6aUjYyxxUQ5A

 

O envio da cópia do filme para seleção se dará através do envio de LINK PRIVADO, utilizando qualquer plataforma de hospedagem de vídeos (como YouTube / Vimeo / GoogleDrive / etc.), informada na Ficha de Inscrição.

 

Poderá ser responsável pela inscrição o Produtor/Produtora do filme, bem como Diretor/Diretora ou qualquer pessoa autorizada pelos mesmos.

 

6. DO IDIOMA

Sendo o filme selecionado, será de responsabilidade dos produtores do filme o envio de uma cópia de exibição contendo legendas em português até um prazo determinado pelos organizadores da Mostra.

7. DA SELEÇÃO

 

Os filmes inscritos serão selecionados por curadores indígenas convidados pela equipe de produção da Mostra de Cinema Tela Indígena.

 

A equipe da V Mostra Tela Indígena se permite convidar filmes não inscritos para a Mostra.

 

A Mostra Tela Indígena não é competitiva.

 

Os realizadores dos filmes selecionados concordam com o uso de frames, trechos, imagens e sons das obras para divulgação das mesmas.

 

Formulário: https://forms.gle/tkyHQ6aUjYyxxUQ5A 

 

Contato: mostratelaindigena@gmail.com

REGULAMENTO TELA INDÍGENA (2022)